28/12/2010

Espírito aventureiro.

Desde que nos conhecemos sempre falávamos na possibilidade de sairmos de Belém, inicialmente fomos morar em SJC/SP, Cidade que amamos e que um dia pretendíamos voltar, posteriormente fomos para Santarém/PA e finalmente viemos para Belém, durante esse período aproveitamos para conhecer alguns lugares - Curitiba, Florianópolis, Penha, Fortaleza, Brasília, Rio Grande do Sul - amamos viajar. O sonho de morar fora do Brasil sempre povoou nossos pensamentos, eu pensava em ir pra Espanha, EUA, o Glaucio sempre fazia referência ao Canadá, até que num determinado dia como disse anteriormente me dirigi ao Glaucio e lhe disse que estava de acordo em irmos pro Canadá. Sabe aqueles momentos em que paramos pra analisar nossas vidas e percebemos que não conseguimos dar sequer um passo pra frente em virtude de tantas dúvidas? Me sentia insatisfeita pessoalmente, profissionalmente e sabia que precisava tomar uma atitude pra mudar essa situação, só não sabia o que fazer, foi então que tomei a decisão, pode parecer uma atitude radical, irresponsável, mas hoje não vejo assim. Quando fiz minha escolha resolvi então iniciar minhas pesquisas, frequentei muitos blogs, passei horas em frente ao computador com intuito de buscar informações sobre o Canadá, sempre falávamos de Toronto, Vancouver, Ottawa, Quebec e inicialmente minhas impressões foram as melhores, até que cheguei a Calgary, aí sim tive a certeza de ter feito a escolha certa.
Meu avô sempre diz "Minha filha como é que você pensa em abandonar sua pátria para se aventurar num País desconhecido, terra boa é a terra da gente", Na verdade não estamos nos aventurando, obviamente estamos fazendo tudo de forma planejada, calculada, afinal temos uma filha e pensando principalmente nela é que decidimos buscar dias melhores em um País que nos proporcione maior qualidade de vida.
Sou apaixonada pelo Brasil, adoro a Cidade de Belém/PA, mas infelizmente as dificuldades que enfrentamos hoje com relação à violência, insegurança, índice de criminalidade, desemprego, são tão assustadoras que nos remetem a querer ir em busca de uma situação totalmente contrária, favorável, não que em um país de 1º mundo não haja criminalidade, é claro que sim, porém em menores proporções.
Querer o melhor para o bem estar de minha família foi decisivo ao pensar em sair do Brasil.
Calgary nos encantou, foi eleita a Cidade mais limpa do mundo, está listada entre as cinco primeiras Cidades do mundo em qualidade de vida, é reconhecida por ter um dos mais bem sucedidos sistemas de transportes do mundo, apresenta um excelente sistema de ensino público, a saúde pública é comparada ao sistema privado no Brasil, além da política de incentivo à imigração, todas essas vantagens aliadas ao desejo de conhecer culturas diferentes, novas línguas, nos estimulou a eleger Calgary como um ótimo lugar para trabalhar, viver e criar a família. Porque não querer o melhor? Não estou desmerecendo o Brasil, renegando minha Pátria, apenas sei que aqui não terei as mesmas chances que almejo alcançar num país desenvolvido.
Mas como nem tudo são flores, fiquei muito desanimada quando pesquisei sobre Faculdades de Direito pois eu pretendia fazer uma pós graduação, vi que a possibilidade de aproveitar meu curso é quase zero, já que a Legislação adotada no Canadá é a Common Law em contrapartida ao Brasil que utiliza a Civil Law, ou seja, toda a estruturação da  justiça é diferente. Mesmo com essa péssima informação ainda vislumbro muitas possibilidades que me fazem pensar firmemente em manter meu propósito, sendo assim, não sei o que farei, se voltarei a frequentar uma faculdade desde o início ou se mudarei de profissão,  e como ainda tenho muito tempo pra tomar essa decisão ficarei por aqui analisando o melhor passo a ser dado.
Beijos!
Mary

26/12/2010

Natal!

Natal...
É o mês de confraternização, agradecimento pela
vida.

Bênçãos ao filho de DEUS
União, amor, reflexão!

Que o bom velhinho traga um saco cheinho de paz,
harmonia, fraternidade
Que o gesto de ternura se estenda de várias mãos
Que ao som dos sinos
O amor exploda em toda direção!

FELIZ NATAL






   Natal é sempre um momento especial em que nossos corações se enchem de esperança por dias melhores, momentos agradáveis ao lado daqueles que amamos, tempo para reflexão, planejamento, novos sonhos, novas conquistas ... devemos aproveitar esse momento para adentrarmos profundamente em nossos corações e buscarmos o que temos de melhor: solidariedade, amor, uma palavra amiga, um gesto, um sorriso àqueles que tanto precisam, não que devemos lembrar de praticar esses atos apenas no Natal, afinal todo dia é tempo para ajudarmos alguém, mas devemos aproveitar essa magia do Natal que nos deixa mais suscetíveis a estender a mão a quem precisa.     Deveríamos praticar o Natal todos os dias, quem sabe nos conscientizamos disso ...
   Nosso Natal foi muito agradável, confraternizamos com a família, rimos bastante, registramos cada momento para lembrarmos na posteridade.
 Mais um ano está findando, espero que o ano vindouro nos traga muitas surpresas, que muitos sonhos que planejamos ao longo do tempo e que por algumas razões ainda não alcançamos possam se concretizar. Por falar em sonhos, a chama da esperança ainda não se apagou com relação ao Canadá, estamos dando pequenos passos, fomos dia 23/12 à PF apresentar os documentos originais para conferência, tudo ocorreu tranquilamente, agora nos resta aguardar a confecção dos passaportes e entrega, posteriormente daremos entrada no processo de imigração.
              Quem acredita sempre alcança!

UM ANO NOVO DE FÉ E SUCESSO!

Mary

11/12/2010

Boas escolhas!

Hoje comecei meu dia um pouco desanimada. Sabe quando temos vontade de ficar quietinha na cama e passar o dia assim? Pois é, meu dia não prometia muitas novidades. Mas aí fiquei pensando, posso seguir dois caminhos: Permanecer nesse estado de comodidade ou tomar uma atitude e tentar fazer com meu dia seja diferente e lembrei da letra de uma música que diz: "Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima ...", fiquei com a segunda opção.
Resolvemos então dar uma volta pela Cidade, inicialmente fomos ao It Center, aproveitamos para tirar as fotos da Bibi e do Victor para o passaporte, quando estávamos pagando percebemos que havia sido desnecessário tirarmos a foto do Victor já que entre as exigências solicitadas pela PF apenas crianças menores de 3 anos precisam apresentar a foto 5x7, não era portanto, o caso do Victor que tem 8 anos. Mas tudo bem, a foto ficou linda, não poderia ter sido diferente, rsrsr, vamos guardar com carinho para recordarmos no futuro.
Depois da sessão de fotos fomos almoçar, em seguida fomos ao Aeroporto Internacional de Belém, http://www4.infraero.gov.br, ao entrarmos na Livraria Laselva Bookstore aproveitamos para comprar o "Guia do Canadá", o guia que mostra o que os outros só contam, tem mais de 1.200 fotos coloridas, apresenta perspectivas e plantas para ajudar a explorar locais importantes, indica Hotéis, Bares, Restaurantes e Cafés para todos os bolsos, traz dicas sobre Parques, Arte, História, Arquitetura, Festivais, Cidades históricas, informações importantíssimas de como usar o transporte, telefones e o correio, tem como público alvo turistas brasileiros. Fizemos uma ótima aquisição, as ilustrações são belíssimas, o que nos deixou mais animados.


De lá seguimos para a Praça Batista Campos, a tarde estava linda, ensolarada, as crianças aproveitaram para gastar todas as energias acumuladas, tomamos sorvete, picolé,  e não poderíamos esquecer da água de coco, geladinha e deliciosa para refrescar o calor. O ápice de nosso passeio foi acompanharmos o pôr do sol - que momento mágico - parecia que tudo estava perfeito ... a praça por sí só é um lugar aprazível com suas garças passeando livremente sem serem incomodadas, crianças brincando enquanto os pais aproveitam para relaxar, a arquitetura, a vegetação, tudo em perfeita harmonia. De lá seguimos para o Horto Municipal de Belém, um dos lugares preferidos das crianças e finalmente retornamos para casa.
Depois desse tour ficamos realmente exaustos, rsrrs.
Bem, resolvi fazer um balanço desse passeio e vi que fiz uma excelente escolha ao aceitar o plano B, tive um ótimo dia em companhia da família, minhas forças se renovaram e como diz Chico Chavier: " Hoje, é possível que a tempestade te amarfanhe o coração e te atormente o ideal, aguilhoando-te com a aflição ou ameaçando-te com a morte. Não te esqueças, porém, de que amanhã será outro dia. Confie sempre!"
Beijos à todos!
Mary! 

09/12/2010

Solicitação dos passaportes!

Hoje resolvi providenciar os passaportes, o procedimento é simples, basta entrar no site da PF http://www.dpf.gov.br/, preencher os dados no formulário eletrônico, imprimir o boleto de pagamento e fazer o agendamento da visita para apresentação dos documentos originais.
 Estou ansiosa para tê-los em mãos. Afinal, cada dia estamos dando um passo, embora lentamente, rsrsrrs, mas não deixo a chama da esperança se apagar pois sonhar é acreditar.
"É preciso sonhar ... sonhar faz parte da existência humana. A todo momento, em todo lugar, a cada minuto de nossas vidas construímos sonhos, embalamos projetos, voamos ao mais profundo céu, somos seres sonhadores, construtores, planejadores ... somos seres movidos por uma única motivação: Paixão!!!
Paixão pelo o que fazemos, paixão pelo o que acreditamos, paixão pelo o que ainda está por vir ...
Ninguém, a não ser nós mesmos temos o controle de nossas vidas! A mudança está aqui à nossa frente, ao nosso lado. Não podemos ver esta mudança como um problema, um obstáculo, como algo impossível.
É preciso entendermos que a cada dia construímos um novo ciclo.
Somos protagonistas diários em nossas vidas... só depende de nós mesmos.
Não podemos deixar a rotina fazer parte de nossas vidas, de nossas histórias.
Precisamos assumir o controle, nos vestirmos de entusiasmo, abrir nossos corações para o futuro e esse futuro está muito perto ... esse futuro pode ser amanhã ...  precisamos sonhar com o novo".
"Tudo posso naquele que me fortalece"
Fiquem com Deus!
Beijos!
Mary!

05/12/2010

Foi assim que tudo começou!

Sempre conversamos sobre a possibilidade de morarmos no exterior afinal era um sonho antigo que cultivávamos. Fazíamos planos sobre possíveis lugares que  poderíamos morar dentre eles o Canadá, na verdade este era o grande sonho do Glaucio, morar no Canadá.
Estávamos conversando sobre o Canadá e foi aí que falei ao Glaucio: Tudo bem, se isso é realmente o que você quer nesse momento então vamos. Começamos então a buscar informações sobre possíveis lugares que pudéssemos nos encaixar profissionalmente, foi aí que o Glaucio através de alguns contatos chegou a Calgary - que Cidade linda! - me apaixonei assim que vi as fotos da região, era tudo tão encantador, acolhedor, não tive dúvidas - Calgary era o lugar que procurávamos. Então nossa jornada começou em busca de informações sobre comunidades brasileiras, cultura local, escolas, faculdades, trabalho, cursos de línguas, enfim; todos os requisitos necessários para que pudéssemos empreender nossos projetos.
Enquanto fazíamos planos percebemos que não seria tão simples assim, na verdade, era um grande passo que precisava ser pensado e repensado principalmente quando pensávamos em nossa filha. Mudar para um país diferente, sem conhecer ninguém, sem ter a certeza do que nos aguardava, se iríamos nos adaptar ao clima, à língua que na verdade era minha grande preocupação, ficar longe das pessoas que amamos eram motivos suficientes para em alguns momentos desanimarmos, porém, quando analisávamos sobre o quanto poderíamos crescer culturalmente, profissionalmente, quando vislumbrávamos tudo o que iríamos oferecer para o engrandecimento de nossa filha percebíamos que enfrentar o desconhecido iria valer a pena.
Decidimos então recomeçar - este era nosso lema - então começamos a dar nossos primeiro passos.
Mary!

04/12/2010

Recomeçar



Não importa onde você parou...
em que momento da vida você cansou...
o que importa é que sempre é possível e
necessário "Recomeçar".

Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo...
é renovar as esperanças na vida e o mais importante...
acreditar em você de novo.

Sofreu muito nesse período?
foi aprendizado...

Chorou muito?
foi limpeza da alma...

Ficou com raiva das pessoas?
foi para perdoá-las um dia...

Sentiu-se só por diversas vezes?
é porque fechaste a porta até para os anjos...

Acreditou que tudo estava perdido?
era o início da tua melhora...

Pois é...agora é hora de reiniciar...de pensar na luz...
de encontrar prazer nas coisas simples de novo.

Que tal
Um corte de cabelo arrojado...diferente?
Um novo curso...ou aquele velho desejo de aprender a
pintar...desenhar...dominar o computador...
ou qualquer outra coisa...

Olha quanto desafio...
quanta coisa nova nesse mundão de meu Deus te
esperando.

Tá se sentindo sozinho?
besteira...tem tanta gente que você afastou com o
seu "período de isolamento"...
tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu
para "chegar" perto de você.

Quando nos trancamos na tristeza...
nem nós mesmos nos suportamos...
ficamos horríveis...
o mal humor vai comendo nosso fígado...
até a boca fica amarga.

Recomeçar...
hoje é um bom dia para começar novos
desafios.

Onde você quer chegar?
ir alto...sonhe alto... queira o
melhor do melhor... queira coisas boas para a vida...
 pensando assim trazemos prá nós aquilo que desejamos...
 se pensamos pequeno...
coisas pequenas teremos...

já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente
lutarmos pelo melhor...
o melhor vai se instalar na nossa vida.
E é hoje o dia da faxina mental...
joga fora tudo que te prende ao passado... ao mundinho
de coisas tristes...

fotos...peças de roupa, papel de bala...ingressos de
cinema, bilhetes de viagens...
e toda aquela tranqueira que guardamos
quando nos julgamos apaixonados...
 jogue tudo fora... mas principalmente...
esvazie seu coração... fique pronto para a vida...
para um novo amor...

 Lembre-se somos apaixonáveis...
somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes...
 afinal de contas...
Nós somos o "Amor"...
Carlos Drummond de Andrade.

" Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do
tamanho da minha altura."