24/06/2011

Toefl e Ielts

Existem vários exames de avaliação de proficiência em inglês, mas, os que possuem uma grande abrangência e reconhecimento internacional são: o TOEFL (Test of English as a Foreign Language) e o IELTS (International English Language Testing System).

O TOEFL é o exame norte-americano mais conhecido, o exame também tem como objetivo principal avaliar o inglês de quem pretende ingressar em universidade dos Estados Unidos ou Canadá, portanto, com vocabulário e textos mais voltados a temas acadêmicos. O TOEFL é oferecido em 180 países, podendo ser feito a qualquer momento.

Atualmente ele é oferecido em duas formas, isto é, internet-based e paper-based, de maneira respectiva aos já ditos anteriormente, podemos dizer que o primeiro confere um escore de 0 a 120, o preço é atualmente 155 dólares e sua duração aproximada é de 4 horas (é dividido em quatro partes: Listening, Speaking, Reading and Writing, ou seja, já inclui testes de produção oral e redação) e o segundo um escore que varia de 310 a 670 (é um teste de escolha múltipla dividido em três partes: Listening Comprehension, Structure and Written Expression, e Vocabulary and Reading Comprehension, sendo as três partes com peso igual). Ambos têm validade de apenas dois anos, fazendo sentido, uma vez que a habilidade em língua estrangeira pode se alterar significativamente num período de dois anos.

O outro exame é o IELTS que possui um objetivo semelhante ao TOEFL, porém é de responsabilidade da University of Cambridge Local Examinations Syndicate (UCLES), e predomina na Inglaterra, alguns países do Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia. O exame é requisito para admissão a universidades britânicas, embora algumas delas também aceitem o TOEFL e no IELTS o aluno pode optar por um exame com orientação geral, isto é, não com vistas a estudos acadêmicos. O IELTS é composto de quatro partes: Listening, Reading, Writing e Speaking, e tem uma duração aproximada de 3 horas e é ministrado no Brasil pelas unidades do British Council e pelas escolas Cultura Inglesa. O TOEFL e o IELTS predeterminam um prazo de validade de 2 anos.

Boa sorte nos estudos!
Beijos!
Mary!

De volta ao começo...

Nossa! Realmente dei uma sumidinha do blog. Mas há explicações para tudo: fiquei sem internet por alguns meses, não estava satisfeita com o serviço oferecido pelo provedor e resolvi cancelar, obviamente,  nos meus planos eu pretendia contratar um novo provedor, o grande problema é que sempre deixava para o dia seguinte e seguinte e.... aí não preciso nem completar ... meses se passaram sem que eu tomasse uma iniciativa, nunca encontrava tempo, afinal cuidar da família, casa, trabalho e outras coisas mais acabavam me consumindo e assim o tempo passou ... foi aí que percebi como o ano está correndo rápido. Meu último post foi em janeiro e já estamos em junho.
Vocês devem estar se perguntando: Quais são as novidades? E os planos para o Canadá?
Bem, os sonhos continuam crescendo a cada dia. O problema é que as portas se fecharam e ainda não encontramos nenhuma janela, fechadura ou outra porta aberta para prosseguirmos em nossos projetos. Parece brincadeira, mas é sério. Vocês lembram que contratamos os serviços oferecidos pela Maria João com o objetivo de escolhermos a melhor opção para iniciarmos o processo de imigração? Pois é, conforme repassado pela agência obtivemos respostas do serviço contratado dentro de 10 dias, porém, infelizmente o resultado não foi oque esperávamos - todas as portas se fecharam para nós - de acordo com a Maria João, a pontuação final apresentada foi ótima, com exceção do teste de proficiência, já que o Glaucio ainda não se submeteu ao Toelf ou Ielts, porém, (que palavrinha mais limitadora) não estamos no momento dentro da listagem das profissões oferecidas pelo Governo Canadense, deste modo, a única maneira de entrarmos no Canadá será através de uma oferta de emprego, o que não é fácil. Ou seja, após lermos o resultado da avaliação ficamos horas parados, paralisados, pensando... foi realmente frustrante ... a sensação inicial foi de diminuição, fracasso ... o desânimo me dominou.
Após alguns dias resolvemos conversar sobre o assunto e decidirmos se iríamos desistir ou continuar lutando por esse sonho.
Advinhem o resultado?
Descobrimos uma força interior que estava oculta e decidimos que não iríamos desistir, faríamos o que fosse preciso.
Inicialmente o Glaucio resolveu submeter o CV às ofertas de emprego apresentadas, foram inúmeras, no entanto, as respostas foram sempre as mesmas: Agradecemos seu interesse mas no momento ..... Foi aí que o Glaucio surgiu com uma idéia no mínimo desafiadora ou louca, rsrsrrs, aprendermos francês e tentarmos abrir nossos leques de opções pois estávamos investindo nossos esforços para Calgary e de acordo com as pesquisas Quebec oferece grandes oportunidades.
É engraçado, há alguns meses atrás eu estava acessando o blog http://lucianaemarcelonocanada.blogspot.com/ e num de seus posts eles justamente comentaram sobre as barreiras que estavam encontrando e na ocasião a solução que eles encontraram foi justamente investir no francês, assim que eu li fiz o seguinte comentário com o Glaucio: "É preciso ter muita força de vontade para ter que desviar esforços e começar do zero". Vejam onde chegamos, rsrsrrs.
Resolvemos seguir o mesmo caminho. Estamos procurando um (a) professor (a) de francês para ministrar aulas em casa, acho que será menos desgastante e mais proveitoso, pois poderemos estabelecer nossos horários, aliado à isso, continuo estudando inglês. Em julho o Glaucio irá se submeter ao Toelf e por aí nossos planos seguirão. Se analisarmos nossa decisões só iremos auferir vantagens, pois no mínimo conheceremos novas línguas, e olha que eu sempre quis aprender espanhol, tenho um verdadeiro fascínio pela língua, mas, ainda não deu pra investir, agora é a hora do inglês, francês, quem sabe um dia, rsrsr. 
Sinceramente nunca fui de desistir facilmente das coisas que quero, mas eu não sabia o quanto eu queria ou melhor o quanto quero ir para o Canadá, a cada dia que encontro dificuldades ao invés de desistir me sinto mais determinada a correr atrás, fazer o possível e o impossível para alcançar este sonho.
Desistir - esta palavra não entra em meu subconsciente. Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida, portanto, não importam as dificuldades, cansaço, tempo, sei que se acreditarmos e nos esmerarmos chegaremos lá.
Um dia li uma frase de Bob Marley e achei engraçada " A vida é para quem topa qualquer parada. Não para quem pára em qualquer topada", hoje acho que ela se encaixa perfeitamente em nossa situação.
Portanto, nosso lema é "Adiante e avante".
Sei que um dia chegaremos lá.
Até a próxima!
Beijos!
 Mary