29/09/2011

  
 COMO SE PREPARAR PARA O TOEFL E O QUE ESPERAR.
  Bom, como disse me preparei sozinho para o Toefl e então vou falar com base nessa minha pequena experiência. Como sabemos, esse teste é voltado para o ambiente acadêmico, então quanto mais você pensa a respeito das situações que podem acontecer em uma universidade ou escola e conhece o vocabulário associado a esse ambiente, melhor. Porém, isso nem de longe é o fundamental. Acredito que ser capaz de resumir de forma coerente e coesa um texto, palestra, aula, etc., e transmiti-lo em inglês é o essencial. Assim, ler textos em jornais on-line ou escutar palestras em inglês e explicá-los para você mesmo ou um parceiro(a) é  um ótimo exercício.  Desse modo, sinta-se a vontade para começar já, pois a Internet está transbordando disso. Essa atividade ainda aumenta seu vocabulário e pode ajudá-lo a escrever e concatenar melhor suas ideias em inglês. Outro ponto importante é aprender a pensar rápido em inglês. Portanto, esqueça o português quando for treinar para o Toefl. No dia da prova então nem pensar.
   Além disso, como o Toefl é um teste padronizado, conhecer o formato das respostas é fundamental para ajudá-lo a responder as perguntas. Acredito que se você conhece o formato e estiver condicionado ao mesmo fica tudo mais fácil, pois você tem de se preocupar somente com o conteúdo.   Assim, provas como Writing e Speaking podem ser atacadas de forma extremamente proativa que é essencial.
   Do ponto de vista da prova de Reading e Listening a estratégia é diferente, apesar do poder de síntese fazer toda a diferença nessas provas também. A prova de Reading é uma maratona. Todos nós sabemos que as respostas estão lá, porém, o tempo é curto para pensar demais, então manter o foco e não encanar é fundamental. Isto é, se você não sabe uma questão passe adiante, se der para voltar ótimo senão tudo bem, chute mesmo e não deixe isso afetar você, pois ainda vem muito pela frente e como vem. Alias acho que o objetivo do Reading no início é acabar com suas esperanças de sucesso de fato J ... mas como disse, vamos a luta!
   A prova de Listening é engraçada. Em minha primeira prova, eu anotei bastante e tive um score que não me agradou. Na segunda prova, eu apenas escutei e anotei pouco. Resultado, meu score foi bem melhor. Agora não sei se essa estratégia é a melhor, pois não tive muitas questões descritivas nesse dia o que ajuda bastante. Bom, tenho de treinar e estudar mais para o Listening para me sentir a vontade em dar um parecer mais conclusivo. O gozado é que frequentemente escuto palestras em inglês no videolectures.net ou youtube e não tenho nenhuma dificuldade para entender, mas no Toefl o áudio é confuso, pois o professor/palestrante muda o fluxo da conversa com muita frequência e  algumas perguntas são de partes do texto que você julga não ser importante, enfim,...o objetivo é te confundir mesmo, então mantenha o foco, pois o pior já está acabando.
   Para o Speaking é fundamental que você conheça os tipos de perguntas que serão feitas e o formato das respostas. O resto é treinar e treinar e no limite treinar. Tinha muito medo dessa prova, pois escutar e escrever são práticas constantes minha, mas falar não. Atualmente, o Speaking é a prova que tenho meu melhor score. Segundo o Toefl meu inglês falado é muito bom, mas não acredito nem de longe nisso, na verdade o que fiz foi aprender a dar a resposta no formato certo. Mas esse trabalho deve ser ainda aprimorado muito para que eu atinja o meu desejado score de 100.
   Para o Writing a dica é a mesma. Conheça as armas de seu inimigo e você será capaz de lidar melhor com ele. O Toefl não é diferente. A primeira parte do Writing é voltada para você contrastar informações de uma leitura e um áudio ou ainda ver como elas se relacionam. Minha dica é treine demais os dois formatos de respostas (tenha uma estrutura ou esqueleto de uma redação em sua cabeça já formatado) e no dia preste atenção no áudio e apenas substitua no seu formato. A segunda parte é um texto livre dado um tema. Leitura de textos e jornais on line em inglês são fundamentais. Novamente saber colocar seu ponto de vista no formato Introdução/dois ou três parágrafos de apoio e uma conclusão é fundamental. Vá direto ao ponto e não enrole. Use construções gramaticais de forma correta e não repita o comando palavra por palavra. Aliás, isso vale também para o Speaking.
   No demais, o que venho me dizendo sempre é: estudar, estudar e estudar. Minha meta é fazer um score de 100 ainda esse ano e depois me preparar para o IETLS e tentar um score 7.
   Para ir para o Canadá falta ainda o Francês, mas isso é outra luta.
Boa sorte à todos.
Abraços,
Glaucio.

O Bicho Papão do Toefl




    Minha experiência com o Toefl começou literalmente no dia 03-07-2011 quando aproveitei minhas férias na UFPA para estudar de fato para ele. Nesse momento me arrependi pelo fato de ter comprado um livro em Janeiro e deixá-lo como enfeite na estante por tanto tempo. Minha primeira prova foi em Brasília, na Casa Thomas Jefferson, no dia 26-07. Minha grande dificuldade nessa prova foi manter a concentração durante as quase 4 horas da prova. Além disso, aconteceram sérias falhas operacionais que acredito terem contribuído bastante para que eu perdesse a concentração. Por exemplo, o monitor conversou bastante pela Internet em voz alta com algum colega seu o que me distraiu muito, pois estava perto dele. Um aluno, sentado ao meu lado, teve o seu computador desligado e ficou um pouco perturbado o que desfocou a atenção de todos por algum tempo, pois o monitor ficou tentando resolver o problema e ai já viu... Além disso, fizemos uma fila grande para entrar na sala e quando iniciei a prova já tinham várias pessoas fazendo a bendita. Resultado, eu fiz a prova de Listening concorrentemente as demais pessoas estavam fazendo o Speaking, ou seja, ruído não faltou na sala. Mas apesar de tudo isso, eu admito que não estava focado, pelo menos no início. Assim, meu desempenho foram 3 pontos abaixo do exigido para Engenharia Elétrica na maioria das Universidades Canadenses. Fiquei frustrado, mas a caminhada é tão importante quanto a chegada, então fui a luta.
   Semanas depois eu estava de novo em uma sala para fazer novamente o Toefl; porém, dessa vez na escola Aslan em minha linda terra natal Belém do Pará. Bom, nesse dia eu estava mais focado, principalmente, no que tange aos testes de Reading e Listening onde tive as minhas menores médias (isso me perturbou bastante). Dessa vez, consegui manter a concentração durante as duas primeiras provas, mas faltou luz e não retornou. Assim, a escola entrou em contato com os responsáveis pelo Toefl nos EUA e eles agendaram a substituição da prova para 3 semanas depois. Após esse tempo retornei para a prova e embora amanhecido há dias devido a uma virose que adoentava minha filha tive um desempenho bem melhor conseguindo ficar bem acima do requerido pelos Departamentos de Engenharia Elétrica, mas ainda abaixo de minha meta pessoal que é 100. Ainda tenho até o final do ano para bater minha meta.
   Então vamos a luta!
   Abraços,
   Glaucio.