08/06/2013

Minha experiência com o IELTS


Como todo self-leaner da língua inglesa eu sempre tive dificuldades de quantificar meu nível de aprendizado.  Por isso no passado eu decidi fazer o TOEFL ainda em Belém antes de vir para cá fazer meu estágio pós-doutoral como uma forma de me sentir mais confiante em relação a minha vivência aqui. Ao chegar aqui senti a necessidade de fazer outro teste, um que mensurasse meu inglês fora da universidade; foi aí então que me deparei com o temido IELTS.

Assim, no dia 10 de maio fiz minha inscrição para uma prova que supostamente seria feita no dia 25 de junho, mas que para a minha surpresa abriu uma vaga para o dia 25 de maio. Nota: o IELTS aqui é extremamente concorrido, as pessoas vem de várias cidades de Ontário e outras províncias para fazer a prova e marcam com bastante antecedência. Com essa vaga aberta eu fui consultado se tinha interesse em aceitar e como aprendi que nunca mais vou dizer não para uma oportunidade, independentemente, de sua dificuldade, eu respondi prontamente para a atendente, that’s fine! I do.

 Antes de entrar no tema IELTS gostaria de enfatizar meu estilo de estudo da língua inglesa. No passado eu estudava gramática, muita gramática; mas de dois anos para cá mudei completamente meu estilo. O que venho fazendo nesse tempo é: lendo jornais online da língua inglesa tais como:



Além disso, eu escutava no Brasil várias rádios online como a própria www.cbc.ca e a 680news.ca. Tem uma rádio católica norte americana que é muito boa, pois várias pessoas colocam seus relatos lá e você tem a chance de escutar diferentes tipos de pronúncias da língua, etc, mas infelizmente, eu não tenho o site aqui comigo. Além disso, sempre me forcei a escutar a TV por assinatura em inglês. Aqui no Canadá eu escuto todo dia a cbcnews pelo menos duas horas por dia que é o tempo que estou indo para o trabalho e ainda leio os jornais de graça que você tem acesso no metrô, chamado de metronews, segue o site online: 


Esses dois meios de comunicação têm sido minha escola de língua inglesa aqui no Canadá eu não apenas leio o jornal eu analiso o estilo de escrita e não apenas escuto a rádio eu presto atenção em tudo, expressões, forma de iniciar e concatenar ideias, conclusões, etc., Anoto o que não entendo, depois vou ao Google e procuro o significado.

Tendo explicado isso, deixa agora eu colocar como estudei para o IELTS. Primeiro usei o que tinha aprendido no TOFEL- em testes padronizados temos de ser diligentes e aprender as estratégias e possivelmente decorar a estrutura das questões de escrita. Assim, durante as duas semanas que tive eu comprei o seguinte livro: BARRON'S IELTS, INTERNATIONAL LANGUAGE TESTING SYSTEM e o li de cabo a rabo estudando cerca de quatro horas por dia. Dado o tempo que tive foquei apenas nesse livro. Minha recomendação é não comprem esse livro, pois as partes de Reading e Listening são totalmente diferentes daquilo que vivenciei no dia da prova. O livro não é ruim, pelo contrário é muito bom no que tange a sua preparação, mas seus exercícios são abaixo do nível. Bom, no que segue vou explicar como foi minha prova e minhas recomendações para os futuros test takers...

Aqui no Canadá a prova começa no dia de sua inscrição, pois já vais falando em inglês e no dia da prova você passa por três estações para tirar a impressão digital, bater foto, deixar suas coisas no inventário, etc. Em cada estação você conversa com as pessoas que lhe fornecem instruções, etc. Ou seja, já começas no ritmo da prova. Essa foi uma diferença que notei daqui e no Brasil quando fiz o TOEFL. Em particular, fiz o TOEFL duas vezes, uma em Brasília e outra na minha cidade, Belém. Nas duas todas as conversas foram em português do início até o fim com a equipe de apoio, aqui é claro tudo é em inglês, naturalmente. Aqui a equipe é muito séria e apesar de serem bem prestativos no dia do exame são como soldados lhe vistoriando do início ao fim. Não faça nada estupido-isso é sério. Um cidadão na minha sala teve duas ou mais questões anuladas, pois quando foi dada a ordem put your pencil down ele continuou escrevendo sorrateiramente e uma assistente que estava do lado de fora nos vigiando entrou e disse: please give me your answer sheet. E ela riscou suas duas últimas questões do reading, foi o que vi, mas não sei se ela riscou mais. Assim leve a sério tudo que é orientado.   

Bom, vamos para a prova. Ela começa com o listening. Minha dificuldade aqui é que no TOEFL você faz a prova com um fone de ouvido e no IELTS, o som vem de um sistema de áudio externo o que pode ser complicado, pois, invariavelmente, tu ficas sujeito à reação das pessoas que estão ao seu redor. Por exemplo, estás escutando o áudio e de repente alguém começa a escrever ai pensas: égua eu perdi alguma coisa! Minha dica é fique na sua, olhe para seu caderno e esqueça o ambiente. Para se preparar para esse tipo de prova eu recomendo estudar sem o headphone na sua casa. Tente replicar o ambiente da prova exatamente. Escute com seu rádio ou computador uns dois metros de distância e mantenha o foco. Essa é a dificuldade, manter o foco por meia hora. Para mim as piores questões são as de soletrar e de orientação no mapa. Infelizmente, na minha prova foram dois mapas e uma de soletrar. Dica escute as rádios online e tente manter a concentração por meia hora no áudio, faça isso regularmente, assim sua mente vai pensar em inglês e estará no caminho certo para fazer a prova. Bom, vou compartilhar algo ruim com vocês. Tenho um amigo que é funcionário da universidade que já fez a prova duas vezes e nas duas vezes a qualidade do áudio estava ruim e ele não venceu o benchmark canadense. Bom isso é uma realidade, infelizmente, então vá preparado para manter a concentração independente do que pode acontecer, pois a infraestrutura pode prejudicar você. Felizmente, no dia que fiz correu tudo bem. Outra dica, esqueça a questão anterior, o que passou é passado não podes fazer nada; mantenha o foco no texto e nas palavras chaves sempre prevendo o que vem a frente, número, sujeito, verbo, adjetivo, etc. Essa é a melhor forma de fazer a prova.

A prova segue com o Reading. Nossa é uma corrida contra o tempo literalmente que somente termina quando o supervisor diz: put your pencil down right now! Há! você é comunicado quando falta 10, 5 , 2 minutos para acabar o teste. Em particular eu acabei no limite, faltando segundos. Vários textos gigantes com questões como escolher o título de parágrafo, encontrar informações no texto para preencher um sumário do texto. Minha prova tinha 6 ou 7 textos com pelo menos 5 parágrafos cada. Para mim essa prova define sua vida no decorrer do teste, pois ela literalmente acaba com suas energias. Dos simulados que fiz baixando material da Internet, somente os textos disponíveis no próprio site foram próximos da prova. Minha dica é treine com relógio e seja rígido com você exatamente como eles são. Escolha os piores simulados com muito texto e faça o máximo que puderes. Uma dica aqui é não faça mais dois testes por dia do mesmo tipo, pois cansa bastante e perdes o foco.

O writing para mim, que gosto de ler jornais em inglês, foi a melhor de todas as provas. Fiz exatamente o que aprendi no TOEFL, aprendi a estrutura das cartas: reclamação, solicitação, agradecimento, etc. Eu tinha toda a estrutura na cabeça, isto é, como iniciar, como finalizar, como descrever problemas, etc. Há vários sites na internet com modelos de cartas para estudares, não apenas voltado para o IELTS. Minha dica é estude, avalie essas cartas, observe como o writer explica e coloca suas ideias. Tente decorar as expressões, palavras, enfim, absorva o que é importante. Não faltam modelos na internet para isso. Foi o que fiz, imprimi várias cartas e ficava estudando no metr e no ônibus todo santo dia. Não tem outro jeito é decoreba mesmo. Assim, meu trabalho foi apenas criar o texto conforme foi solicitado. Em particular fui questionado nos seguintes temas: 1) escrever uma carta para um amigo recomendando um livro e porque tu achas que o livro é util para teu amigo e onde ele pode comprar o livro; 2) descrever os pros e contras e manifestar sua opinião a respeito do seguinte tema: você acha que os pais devem controlar as decisões dos filhos? Achei os temas bem legais desde que tenhas: 1) a estrutura na tua cabeça e saibas o que escrever. Minha dica é leia bastante. Tenho algo comigo que é: se queres ser um bom escritor seja um excelente leitor. Planeje sua escrita e não menospreze seu planejamento de dois minutos para elaborar as ideias que vais escrever. Ajuste seu relógio para 20 minutos no primeiro texto e quarenta para o segundo. Eu acabei esse teste faltando segundos para acabar, minha conclusão do ultimo teve duas linhas onde apenas reforcei minha ideia com as outras palavras.

O speaking. Minha dica aqui é se tens a oportunidade de fazer no outro dia, então faça, pois naturalmente ficas cansado após os testes que fazes. Quando acabei o writing, eu não tinha fome, dor de cabeça, nada, apenas um sono, e um cansaço mental.  Minha vontade era dormir ou não pensar em nada. Eu não sei como funciona em outros lugares, mas aqui é dado um intervalo de uma hora até no mínimo entre o final da parte escrita como eles classificam e iinício da parte oral.   Além disso, no início do teste você recebe uma ficha onde consta o horário de tarde que vais fazer a prova que pode ser entre 14:00 e 18:30. Portanto, reserve o dia para isso. Algo que fiz aqui foi tentar esvaziar minha cabeça e não pensar em inglês. Para minha sorte tinha uma banda de rock tocando vários clássicos em uma das esquinas em frente ao ROM e fiquei lá assistindo show e é claro contribui com uma tution para os caras que mandavam muito bem. Não decore nada e não espere sorrisos de sua avaliadora. Como disse antes eles são educados, porém, rígidos. Quando fui chamado, ela se apresentou, disse que iria gravar a nossa conversa, perguntou meu nome, disse para eu soletrar meu nome para ela escrever e depois ela pediu para eu dizer no gravador meu nome. Tentei relaxar e me concentrar naquele último momento de luta e foi o que tentei fazer, mas fui pego pelas perguntas inusitadas... primeiro, ela me perguntou sobre pintura e arte na minha infância, se eu havia estudado em escolas que faziam isso... vou ser sincero; ao contrário daquilo que os livros recomendam, eu não contei histórias disse que não lembrava direito, mas que eu tinha estudado em um colégio militar que encorajava os estudantes a fazer artesanatos com areia e barro, coisas assim, depois fui perguntado sobre moda, meu estilo de roupa etc. Para minha sorte eu tinha lido no metronews sobre footwear no Canada e mantive minha fala sobre isso expliquei meu tipo de sapato e a avaliadora, acreditem, colocou a cabeça por baixo da mesa e olhou para meu sapato e disse: you’re telling me the truth! Your shoes are exactly the way you described them! Depois disso ela me perguntou se eu costumava ajudar alguém a escolher roupas e disse que sim, que eu ajudava minha esposa, pois às vezes era difícil ela escolher roupas, pois ela não é muito alta, etc. Fui tentando trazer a conversa para meu dia a dia. Ai vem o peso da gramática-estudem gramática. Fazer relações entre passado e futuro, comparar coisas, orações condicionais com o if. Bom, o pesadelo começou na parte dois. A pergunta foi um evento na história que eu achava interessante, o motivo, quando ele aconteceu e as consequências desse evento se seu resultado fosse diferente. Meu Deus, o único evento que me veio a mente e eu sabia a data foi a segunda guerra mundial. Ai eu comecei falando, para ganhar tempo, que meu pai era professor de história e tinha interesse particular em guerras e das estratégias usadas pelo militares, da forma como os países se mobilizavam, como os soldados eram tratados, na distribuição de comida e que de tanto ele falar eu acabei aprendendo um pouco, ai falei do ano e disse que se a Alemanha tivesse ganhado provavelmente os EUA não seriam a superpotência que são, ai eu travei não tinha mais o que falar....Ela então me perguntou: You don’t like history, Am I right? E eu disse, no yes, I like computer and mathmetics that’s why I am an engineer e ela respondeu, ok let’s keep discussing history (vocês podem acreditar nisso?) e ai me perguntou da historia do Brasil, pasmem eu esqueci quando fomos descobertos...mas falei da escravidão e como fomos colonizados pelos portugueses e que somos uma nação formadas por três povos, índios, africanos e portugueses, mas o vexame foi esquecer a data de descobrimento, cruel! Depois disso ela começou a falar genericamente sobre história e disse que era chato que ninguém gostava, ai não sei porque fiquei incomodado, afinal sou professor, e ai cortei o discurso dela e disse que discordava dela e que história, apesar de não ser do meu interesse, era algo fundamental pois apenas podemos crescer se aprendermos com o erro do passado e então voltei para o diabo do Hitler e falei como podemos tirar lições de sua falta de tolerância, enfim, não sei o que deu em mim, mas realmente fugi do protocolo e ela se danou em perguntar sobre isso. Fui dar corda! Ela finalizou me fazendo duas perguntas, como tornar o ensino de história mais interessante e que ferramentas eu sugeriria para auxiliar o professor. Eu falei genericamente sobre visitar museus, pesquisar fotos na internet, redes sociais, etc. Ah! Ela me perguntou ainda se eu achava possível algum dia nos sabermos de fato o que ocorreu no passado. Ai eu disse que não, pois apensas conhecemos o lado da historia que é o lado dos vencedores e ai falei de impressa que não é livre, e etc...

Para mim, meu speaking foi horrível, eu deixei a prova e liguei para a Mary e falei: joguei dinheiro fora gata, a prova de conversação foi muito ruim, etc. Ai como toda a esposa que quer ajudar o maridão falou: mas foi bom, pois agora sabes o que esperar e tal.

Hoje peguei meu resultado e fiquei surpreso, eu venci o CLB (canadian language benchmark) em todas as habilidades. Em particular, no CLB eu fiz 21 em 24 pontos. Para minha surpresa meu speaking foi o melhor resultado along with meu writing. Eu repeti minha marca no TOEFL. Segundo o IELTS, eu sou mais que um usuário competente da língua. Bom, final do ano vou fazer de novo e comparar meu progresso.  Minha meta pessoal é fechar 8.0 em cada habilidade, mas ai preciso estudar e treinar bem mais que duas semanas, talvez meses.