24/01/2013

Correndo atrás de imóvel

      Quando estávamos no Brasil fizemos várias pesquisas sobre imóveis no Canadá. Há várias modalidades de imoveis para aluguel, dentre eles: Apartment, Basement, Condo, townhouse.
   Uma das maiores preocupações de um recém chegado é decidir onde ficar temporariamente até encontrar um imóvel que atenda as suas necessidades e fechar um contrato definitivo. Como em qualquer lugar do mundo esta é uma tarefa árdua, decidimos então ficar temporariamente em hotel, achamos que uma semana seria suficiente para encontrarmos nossa futura morada, ledo engano, acho que estávamos muito otimistas e esquecemos de considerar que chegaríamos no inverno com duas crianças, não conhecemos a Cidade, não temos amigos aqui que possam nos dar umas dicas de boas áreas, seguras (vício de brasileiro achar que todo lugar é perigoso), próximas de escolas, creches, faculdade e todas as facilidades possíveis (supermercado, farmácias, etc;), não temos carro o que torna a busca mais cansativa e menos produtiva e o pior encontramos dificuldade por parte de alguns corretores em nos mostrar os respectivos imóveis alegando falta de tempo, ou que não correspondíamos as exigências para locação por termos uma família muito grande (4?) eram regras do condomínio; mas o que me deixou realmente surpresa foi quando o Glaucio ligou para uma corretora para obter informações acerca de um imóvel e esta quando soube que tínhamos 2 filhas lhe disse que "não iria perder seu tempo em mostrar o imóvel pois provavelmente seria muito pequeno para nós". Sem comentários.
   Utilizamos muito o craigslist, o problema é que muitas vezes as imagens disponibilizadas não correspondiam fielmente a real situação do imóvel.
   Tivemos a sorte de contar com a ajuda da Marden Bastos, que nos deu dicas valiosíssimas, até aproveitamos e combinamos de tomarmos um cafezinho assim que nos estabelecermos, contei ainda com a ajuda da Thásia Oliveira, amiga da CamilaLupatinadora, que também contribuíram para esclarecer muitas dúvidas, porém ainda estamos meio perdidos, nos questionando: Onde morar? É seguro? Tranquilo? Calmo? Tem boas escolas?????.
   Pensamos inicialmente em alugar um apartamento mobiliado perto de Ryerson (Centro), porém vimos muitos mendigos, é uma área muito comercial e ao compararmos os preços com outras regiões verificamos que pagaríamos num apt. de 1 quarto o mesmo valor que numa área mais distante porém em um imóvel maior, isso tem sido um motivo de preocupação já que as crianças irão precisar de espaço, pensamos então em nos estabelecermos em Downsview, onde estamos atualmente pois gostamos da Região, até encontramos um apt. que nos identificamos, preenchemos toda a papelada para a aplicação, nos deram o prazo de 3 dias para informarem se fomos selecionados, já que além de nós haviam outros interessados, porém, hoje começamos a ficar em dúvida, algumas pessoas nos disseram que não é uma boa área para se morar, nos indicaram Etobicoke, começamos então a pesquisar sobre a região. 
  Bateu um certo desânimo, hoje completamos uma semana no hotel e estávamos cheios de esperança de que não precisaríamos renovar por mais tempo, estava adorando as novidades gastronômicas ... nos primeiros dias, rsrsr, já estou sentindo falta de comidinha caseira, um bom cafezinho, de estar no meu cantinho, mas paciência, não temos outra opção vamos recomeçar nossas pesquisas e andanças, rsrsr.
   Mesmo depois de um dia cansativo algo nos deu um ar de tranquilidade, estávamos saindo do HSBC, abrimos uma conta no Brasil mas como precisamos apresentar uma conta no Canadá para fazer ordem de pagamento pro aluguel resolvemos abrir uma aqui, sorte nossa sermos clientes Premier, depois explico num próximo post, ocorre que depois de horas de atendimento, estávamos saindo, o frio estava intenso (não deixou de ser delicioso, rsrsr), resolvemos ir na lanchonete ao lado para tomarmos um chocolate quente, quando de repente a gerente que havia nos atendido, surgiu bem atrás de nós, pediu licença e perguntou se aceitávamos uma carona até o hotel, ficamos surpresos, indagamos se não iríamos mudar seu percurso e ela prontamente respondeu que não, então aceitamos, que carona bem vinda, a Bianca já estava reclamando que seus dedinhos estavam congelando, o carro estava quentinho, o percurso para o hotel de ônibus não era distante, porém, o frio tem sido um pequeno problema quando estamos com as crianças e passamos muito tempo ao ar livre, a Camila ainda está tossindo muito. Que bom vivenciar essa experiência e saber que ainda existem pessoas que se preocupam com o próximo e estendem a mão para ajudar quando podem. 
   "Um dia de cada vez", esse lema tenho buscado aplicar em minha vida ... apreciar o dia que passar, aguardar a noite que chegar e confiar no dia que virá.
   Que amanhã tenhamos um grande dia.
   Abraços!
   Mary.

4 comentários:

  1. olá Mary, esta dificil nossa comunicação, né? Acho que vc nao esta recebendo meus e-mails. Quando precisar pode me ligar 416-710-0652.
    Eu moro em Etobicoke e gosto muito da regiao. Mas eu te aconselho procurar um corretor brasileiro que trabalhe com aluguel. Vc tem facebook? Se sim, nós temos a comunidade das brasileiras em Toronto. Só pode entrar quem já esta morando aqui(vc) e lá eu tenho certeza que vc vai receber muitas dicas preciosas e o pessoal é bem solidário.
    Não sei do que vc está precisando, mas estamos à disposição. A Thasia me conhece e ela é um amor mesmo.
    Como eu já disse, eu tenho duas caminhas e tenho tb duas botas de neve número 10 ou 11 (preciso verificar). E posso te indicar amigos que alugaram recentemente e podem dividir a experiência deles com vc.
    No mais, fique calma que tudo vai se encaixar e vai dar certo.
    um abraço,
    Mari

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari! Realmente não estava conseguindo me comunicar com vc, que bom receber sua mensagem! Pois é nos indicaram Etobicoke, fomos domingo olhar uma casa e adoramos,fica em Silverstone, o problema é que achei muito distante de Ryerson, não conhecemos a Região, estou preocupada com escola, etc., hoje demos uma lida no contrato e iremos sanar algumas dúvidas. Meu face é Mary Carvalho. A Thásia foi muito prestativa ... essas numerações de calçados ainda são uma novidade para nós, rsrsr, estamos acostumados com a do Brasil, rsrs. Obrigada pela força .. ah! Irei ligar.
    Abraços! Mary!

    ResponderExcluir
  3. Olá Mary, eu peguei na comunidade de brasileiras em toronto o telefone da Ana Morbeck. Ela já ajudou alguns amigos meus para alugarem imoveis e talvez ela possa ajudar vcs. Vc não tem que pagar nada para ela, então vale a pena bater um papo e ela poderá te ajudar: 647-274-4575.
    Acho que não te encontrei no facebook. No meu blog, tem um link do facebook. Se vc quiser entra lá e deixa um recado para eu saber quem vc é e te incluir na comunidade. Acho que vc vai receber muita ajuda por lá. E não me agradeça: eu sei exatamente o que vc está passando e se vc ler nosso blog a partir de março de 2009 vc vai ver que as coisas são dificeis mesmo sem ajuda. Mas em breve as coisas vao melhorar.
    Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari! Nos aplicamos para um imóvel, amanhã saberemos se já teremos um novo lar, rsrs, vou ligar pra Ana, ainda não liguei pra vc pq desde ontem o telefone do quarto não está funcionando, e como está chovendo não pude sair com as meninas. Não há como não agradecer pela ajuda, espero um dia poder retribuir por suas ações.
      Um grande abraço da família Carvalho.

      Excluir