28/12/2010

Espírito aventureiro.

Desde que nos conhecemos sempre falávamos na possibilidade de sairmos de Belém, inicialmente fomos morar em SJC/SP, Cidade que amamos e que um dia pretendíamos voltar, posteriormente fomos para Santarém/PA e finalmente viemos para Belém, durante esse período aproveitamos para conhecer alguns lugares - Curitiba, Florianópolis, Penha, Fortaleza, Brasília, Rio Grande do Sul - amamos viajar. O sonho de morar fora do Brasil sempre povoou nossos pensamentos, eu pensava em ir pra Espanha, EUA, o Glaucio sempre fazia referência ao Canadá, até que num determinado dia como disse anteriormente me dirigi ao Glaucio e lhe disse que estava de acordo em irmos pro Canadá. Sabe aqueles momentos em que paramos pra analisar nossas vidas e percebemos que não conseguimos dar sequer um passo pra frente em virtude de tantas dúvidas? Me sentia insatisfeita pessoalmente, profissionalmente e sabia que precisava tomar uma atitude pra mudar essa situação, só não sabia o que fazer, foi então que tomei a decisão, pode parecer uma atitude radical, irresponsável, mas hoje não vejo assim. Quando fiz minha escolha resolvi então iniciar minhas pesquisas, frequentei muitos blogs, passei horas em frente ao computador com intuito de buscar informações sobre o Canadá, sempre falávamos de Toronto, Vancouver, Ottawa, Quebec e inicialmente minhas impressões foram as melhores, até que cheguei a Calgary, aí sim tive a certeza de ter feito a escolha certa.
Meu avô sempre diz "Minha filha como é que você pensa em abandonar sua pátria para se aventurar num País desconhecido, terra boa é a terra da gente", Na verdade não estamos nos aventurando, obviamente estamos fazendo tudo de forma planejada, calculada, afinal temos uma filha e pensando principalmente nela é que decidimos buscar dias melhores em um País que nos proporcione maior qualidade de vida.
Sou apaixonada pelo Brasil, adoro a Cidade de Belém/PA, mas infelizmente as dificuldades que enfrentamos hoje com relação à violência, insegurança, índice de criminalidade, desemprego, são tão assustadoras que nos remetem a querer ir em busca de uma situação totalmente contrária, favorável, não que em um país de 1º mundo não haja criminalidade, é claro que sim, porém em menores proporções.
Querer o melhor para o bem estar de minha família foi decisivo ao pensar em sair do Brasil.
Calgary nos encantou, foi eleita a Cidade mais limpa do mundo, está listada entre as cinco primeiras Cidades do mundo em qualidade de vida, é reconhecida por ter um dos mais bem sucedidos sistemas de transportes do mundo, apresenta um excelente sistema de ensino público, a saúde pública é comparada ao sistema privado no Brasil, além da política de incentivo à imigração, todas essas vantagens aliadas ao desejo de conhecer culturas diferentes, novas línguas, nos estimulou a eleger Calgary como um ótimo lugar para trabalhar, viver e criar a família. Porque não querer o melhor? Não estou desmerecendo o Brasil, renegando minha Pátria, apenas sei que aqui não terei as mesmas chances que almejo alcançar num país desenvolvido.
Mas como nem tudo são flores, fiquei muito desanimada quando pesquisei sobre Faculdades de Direito pois eu pretendia fazer uma pós graduação, vi que a possibilidade de aproveitar meu curso é quase zero, já que a Legislação adotada no Canadá é a Common Law em contrapartida ao Brasil que utiliza a Civil Law, ou seja, toda a estruturação da  justiça é diferente. Mesmo com essa péssima informação ainda vislumbro muitas possibilidades que me fazem pensar firmemente em manter meu propósito, sendo assim, não sei o que farei, se voltarei a frequentar uma faculdade desde o início ou se mudarei de profissão,  e como ainda tenho muito tempo pra tomar essa decisão ficarei por aqui analisando o melhor passo a ser dado.
Beijos!
Mary

Nenhum comentário:

Postar um comentário