17/11/2015

Tirando o Sin Card - Social Insurance Number.


    Hoje fomos tirar o Sin Card, o procedimento foi muito simples, comparecemos a uma Agência do Service Canadá, apresentamos os Passaportes, os Confirmations Permanent Residents e preenchemos uma ficha com os nomes de solteiros dos nossos pais, nossos nomes e endereço. O modelo atual é entregue na hora, não consiste mais num cartão e sim numa folha constando nossos dados pessoais e número do Sin. Faz-se mister, lembrar que este documento não deve ser mostrado aleatoriamente, deve ser apresentado somente no momento da contratação, não pode jamais ser exibido como documento de identificação. É exigido pelo Governo Canadense para trabalhar legalmente no Canadá. O trabalho sem a apresentação do Sin Card é ilegal, o que pode ocasionar problemas tanto para o empregado, quanto para o empregador. Quando trabalhei em 2013 aqui no Canadá tive que tirar meu Sin Card, com a data pré-determinada de minha saída ele perdeu sua validade. 
   Hoje foi-me dado outro número, não é possível recuperar os mesmos dados até por questões de segurança segundo informado pelo Agente que nos atendeu. 
   Para sanar maiores dúvidas acesse o Service Canadá Centre.

Segue modelo que preenchemos:




Repartição pública





Service Canada Centre

Repartição pública federal · Lawrence Square Shopping Centre







12 comentários:

  1. Fico feliz por vocês.
    Vocês estão em qual cidade?
    Fale sobre as primeiras impressões das suas filhas.
    Beijim e boa sorte.

    ResponderExcluir
  2. Olá Raquel. Como vai? Como já moramos em 2013 aqui em Toronto, tanto eu, marido e Bibi (7 anos), ficamos apaixonados por esse País. Antes de virmos conversamos muito com nossas filhas, Camila tem 3 aninhos e falamos sobre como poderíamos amenizar a distância da família. Elas compreenderam e até agora está dando tudo certinho. Todo dia mandam mensagens pros familiares, ainda não compramos celulares mas já já providenciaremos e poderemos estreitar ainda mais essa comunicação. Estamos novamente em Toronto. Amamos.
    Um grande abraço e fica com Deus!


    ResponderExcluir
  3. Bom dia Mary! O fato de terem 2 filhas está parecendo com o meu caso... somos eu, esposa e 2 filhas, a mais velha tem 4 anos.. e fico sempre querendo saber como elas se comportariam numa mudança dessas (crianças são mais adaptáveis..rs)
    Eu procurei mas não encontrei... qual a área de atuação de vocês? Seu blog é muito legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi felippe. Tudo bem? A adaptação está sendo ótima, procuramos mostrar às nossas filhas que a distância é mero detalhe, sempre estamos mostrando fotos, rememorando momentos pelos quais elas passaram para que essa imagens possam perdurar em sua memórias. Nessa faixa etária de nossas filhas a adaptação é mais fácil, o aprendizado em inglês é muito rápido, a estrutura proporcionada nas escolas, os inúmeros parques são atrativos o que faz com que se encantem. O importante é estimular que façam amizades para que criem círculos de amizade. Eu "sou Advogada" no Brasil, entre aspas porque não cancelei minha OAB, apenas solicitei a suspensão, porém no interregno desses anos de projeto Canadá tomei um rumo diferente, resolvi investir em meu sonho, sempre fui apaixonada por gastronomia, então investi, hoje sou Cozinheira Profissional e assim pretendo seguir minha trajetória aqui, criar uma nova história em minha vida. Em 2013 quando moramos aqui trabalhei em Restaurante, já tirei meu Sin Card, assim que estivermos com uma rotina pré-estabelecida, seguirei atrás de trabalho. O Glaucio é pesquisador e instrutor em Ryerson University. Vocês moram onde? Planejam vir para o Canadá? Um grande abraço e muitos beijinhos nas suas princesas.

      Excluir
  4. Oi Mary, que bom que a adaptação de suas meninas está sendo mais rápida... acho que o que mais preocupa os pais é justamente como so filhos se comportarão com uma mudança tão grande.

    Estamos no começo do começo do planejamento de ir embora do Brasil. O motivo é o mesmo de todo mundo que está saindo daqui... o "problema" é que são muitas coisas envolvidas. Indo embora eu deixaria para trás minha empresa (empresa familiar, da família somos eu e meu pai) e isso me preocupa, pois quem a administra de fato sou eu, e ele, embora aposentado, depende da empresa financeiramente falando. Nem levo em consideração outras coisas, como saudade da familia, se não o planejamento não anda...rs

    Mas o principal ainda falta: minha esposa aceitar esta mudança. Ela já foi mais contra, hoje em dia não está nem a favor nem contra (já melhorou...rs). Em maio pretendemos ir a Toronto passar umas 2 semanas, para vermos se é isso mesmo que queremos (já conhecemos o Canadá, mas como turistas).

    A grande dúvida atualmente é: qual cidade escolher? Minha idéia tem sido Toronto mas vejo muitos comentários que é uma cidade cara, grande demais, e tem os problemas das grandes cidades. Além disso, é muito cara. Quanto a ser cara, a idéia é conseguir um trabalho logo, então imagino que se é cara o salário é proporcional, maior que nas outras cidades. Será que estou errado?

    Ah, somos de Vitória/ES.

    Abs.

    ResponderExcluir
  5. Oi Felippe, realmente a posição em que você se encontra é bem delicada, tudo não depende apenas da decisão de vocês enquanto casal, envolve outras pessoas que dependem de você. Neste caso você tentará pela Classe Empresarial? Mesmo seu pai estando aposentado não poderia tomar à frente na direção da Empresa? Bem, na minha opinião (você não precisa considerá-la ok?), acho imprescindível que nessa decisão de mudar de País haja a anuência da sua esposa para que vocês possam correr atrás dos mesmos projetos, é complicadíssimo quando há discordância numa decisão tão séria como essa a ser tomada.É importante ter o apoio um do outro, porque sendo muito sincera, nada é fácil, os custos são enormes desde a fase do processo até pisar em solo canadense, e ao contrário do que muitos pensam, chegar aqui não é encontrar a mina de ouro. Aqui temos que reconstruir tudo novamente, muitos começam do zero, deixam pra trás diplomas, status e recomeçam uma nova trajetória. É preciso estar ciente disso, porque vejo muitas pessoas desistindo e retornando pro Brasil quando as dificuldades surgem. Falo por experiência própria ok? Viemos conscientes de que teremos que galgar degrau por degrau.
    Acho excelente essa idéia de virem novamente fazer uma viagem de reconhecimento com mais cautela, quem sabe sua esposa consiga visualizar Toronto com outros olhos, ver melhores possibilidades comparativamente ao Brasil.
    Bem, só morei em Toronto, o mais longe que fui foi para Niagara Falls rsrs, e confesso que amei. Tivemos essa mesma dúvida em qual cidade morar, consideramos também o custo de vida e resumindo viemos parar em Toronto e te confesso que nem penso em ir pra outra Cidade. Realmente o custo de vida é muito alto, mas há alguns fatores que você pode considerar em contrapartida, há muiiitos empregos, dependendo de sua qualificação você pode se encaixar inicialmente no emprego dos seus sonhos ou correr pra chegar lá. A grande questão e reclamação de muitos brasileiros é que a maior oferta de empregos é de baixa qualificação, isso é verdade, mas acredito que esse problema você também enfrentará em outras Cidades, então, meu voto é a favor de Toronto, a Cidade é cara, tem seus problemas como qualquer Cidade, mas por ser uma "grande Cidade", nos proporciona também muitas possibilidades, é muito bem estruturada, a saúde pública funciona muito bem, as escolas são públicas, o governo oferece subsídios como food bank, acesso à escola de inglês ou francês (opcional) gratuitamente, auxílio creche, alguns benefícios como Universal Child Care Benefit, CCTB, NCBS, etc.,você estará morando numa Cidade multicultural ao contrário exemplificando em Quebec (o inglês fica em segundo plano, a língua falada é o francês), acho Toronto linda em todas as estações, já deu pra perceber que amo este lugar? rsrsr.
    Então botando na ponta da linha, rsrs, Cidade maior, grande oferta de empregos, salário proporcional, custo de vida elevado, aí chega a horas de decidir como fazer essa redução de custos, exemplo, não morando em Downtown, ficando um pouco mais distante, escolhendo programas em família que demandem poucos custos e por aí vai, mas isso não preciso falar pra você ao contrário você como administrador pode deixar aqui algumas dicas para que saibamos administrar melhor no que concerne ao fator financeiro rsrs.
    Bom, Felippe, só quero te desejar toda a sorte do mundo, que vocês consigam conjuntamente tomar a melhor decisão pra sua família, que suas dúvidas sejam sanadas e as dificuldades sejam superadas.Seja aqui ou em qualquer outro lugar do mundo. Se vierem em maio me avise, se eu já tiver minha driver's license e um carrinho terei o prazer em ir recebê-los. Um grande abraço!
    Mary.

    ResponderExcluir
  6. Ei Mary... quanto à ir, a decisão só sai mesmo com o aval e total vontade da minha esposa em ir.. o homem que faz uma mudança dessas sem a vontade da esposa ou é doido ou quer ficar sozinho...rs... ela me pergunta qual o planejamento e eu falo que nenhum por enquanto, que isso só será feito depois que ela disser que quer ir...rs

    Então, Toronto é que mais me agrade mesmo, pelo inglês e por seu tamanho. Custo de vida já percebi que é mais alto mesmo, mas existem coisas que compensam esse lado. Um exemplo é o que vc disse: da fartura de empregos.

    Indo mesmo em maio eu te aviso, e marcamos de levar as crianças num lugar onde todas possam ficar brincando e deixem a gente conversar...rs.. além disso, aproveito para saber de você uma receita de algum prato típico do Pará e te falo como fazer a verdadeira moqueca, a capixaba!!!rs

    abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha Felippe, você tem razão, "Ao lado de um grande homem sempre há uma grande mulher ... nem à frente, nem atrás", hehe. Pode avisar que marcaremos esse encontro pras nossas famílias se conhecerem. Um grande abraço e boa sorte nos planejamentos. Aproveito para lhes desejar um excelente finalzinho de ano. Feliz Natal e Boas Festas!!
      Mary.

      Excluir
  7. Feliz Natal e um ótimo 2016 para vocês também!
    abs.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Felippe. Que tenhamos um novo ano abençoado.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Mary!! Gostaria de saber se tem problema ter nome grande (nome + 4 sobrenomes) tem problema na hora de tirar o sin number???? Pois eu e meu marido temos nomes grandes.
    Desde já obrigada

    ResponderExcluir